sexta-feira, 6 de março de 2009
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Oficina de escrita na ES Serafim Leite
Nós, a turma do 9ºA, estivemos a fazer uma reflexão e interpretação do texto "Caçada Maldita" de Serafim Leite e observámos que o vocabulário nos dificultou a sua compreensão. Gostámos, especialmente, de a história se passar na nossa região porque conseguimos imaginar como seria, naquela altura, os sítios por onde passamos hoje, regularmente, no nosso dia-a-dia. Com este texto pudemos ver que as pessoas mudam ao longo do tempo, como aconteceu com o conde Alano. A personagem que a turma preferiu foi o cavaleiro branco, pela sua persistência e pelo mistério que representou.
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
No âmbito do PNL

Após leitura e apresentação em PowerPoint de parte da obra, os alunos foram convidados a imaginarem quanto a grande lebre castanha gostava mais do que a pequena lebre castanha que tinha referido que gostava da grande até à lua. Várias foram as sugestões apresentadas pelas crianças. Aqui ficam dois trabalhos que ilustram esta actividade.
.jpg)
.jpg)
Raquel Silva
domingo, 1 de fevereiro de 2009
Congresso Internacional de Promoção da Leitura

Ao longo do congresso, os especialistas, defenderam teorias e debateram as finalidades de leitura, os diferentes perfis de leitores, … tendo em conta a evolução da produção literária infanto-juvenil verificada nas últimas décadas, a crítica literária e, em especial, a emergência da ficção de cruzamento, que leva a que adultos e crianças partilhem o mesmo tipo de leituras.
Foram também apresentados resultados dos planos nacionais de leitura de diferentes países, desenvolvidos ou em desenvolvimento, reflectindo muito do que se passa entre nós.
A instituição promotora, A Casa da Leitura, representada por António Prole, vincou de forma clara e inequívoca que o objectivo fundamental desta instituição é a formação de leitores competentes, diferenciando-se dos teóricos cujo objectivo essencial é formar leitores literários. O especialista considera que só quando tiver uma grande massa de leitores competentes, terá mais leitores literários, defendendo por isso o trabalho da Casa da Leitura no desenvolvimento da literacia da leitura.
Divergências à parte entre leitura e leitura literária, todos os especialistas convidados partilharam da necessidade de “formar mais e melhores leitores para que possam ampliar o próprio universo, para se apropriar do conhecimento universal, para desenvolver a inteligência, mas, principalmente, para olhar com o olhar do outro e, assim, se tornar mais tolerante, mais humano. Nos países pobres ou em desenvolvimento, ler é fundamental como meio de promover a cidadania.”
As minhas expectativas iniciais foram claramente ultrapassadas, dada a exclusividade deste congresso e a pertinência dos contributos especializados apresentados, mas também pela confirmação de que as dificuldades de formação de leitores são comuns a todos os que, nas bibliotecas escolares, se têm preocupado em promover a leitura junto de jovens adolescentes com competência leitora muito fraca. Confirma-se também a existência de materiais para os leitores mais novos em dificuldade, muito graças ao contributo do PNEP e dos trabalhos da especialista Inês Sim-Sim, mas para o público adolescente continua o vazio …
Trouxe para a biblioteca da escola o dossiê oferecido aos participantes, com diversos materiais relativos às intervenções do congresso, assim como um dossier de depoimentos recolhidos do debate que a Casa da Leitura lançou, previamente, a vários especialistas portugueses ( leitores, escritores, promotores de leitura, professores, ilustradores, bibliotecários, investigadores, mas também fotógrafos, cientistas).
Luísa Correia,
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Oferta de Livros e CD's "Filhos do Coração"


O Livro, com texto de Alexandra Borges e Luís Figo e ilustrações de Ana Cardoso, fala-nos da adopção explicada a pais e filhos.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Apresentação do livro "As caretas da lua"

A autora que gentilmente se deslocou ao novo espaço, deu a conhecer a sua obra inserida na colecção "Os Pintinhas". Carmen Andrade interagiu com os alunos, apresentando-lhes os personagens e explicando-lhes através da história, as fases da lua. Houve ainda tempo para uma canção e um questionário sobre o que ouviram, que muito entusiasmou a assistência.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Prémio Literatura Infantil Papiro 2009

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Agenda de actividades da BM para Janeiro
De 5 a 17 de Janeiro
Exposição "Ilustração no Feminino"


Exposição "A Guerra Peninsular na Literatura"
Organização: Sociedade Histórica da Independência de Portugal
Para assinalar o Bicentenário da 2ª Invasão Francesa (1809-2009), a Biblioteca Municipal de S. João da Madeira apresenta aos seus visitantes a guerra peninsular através de grandes nomes da Literatura.
Dia 22 de Janeiro
Palestra sobre o tema da exposição "A Guerra Peninsular na Literatura"
Orador: Dr. José Vale Figueiredo da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
Mostra de livros sobre o tema.
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
No âmbito do PNL
“Uma viagem ao tempo dos castelos”
A coordenadora da BE começou por apresentar a capa do livro para exploração por parte dos alunos e foram dadas algumas indicações sobre as autoras e os alunos deram a sua opinião acerca do conteúdo do livro.
Existiam três cubos nos quais as faces tinham diferentes indicações de leitura, tais como:
Cubo dos tiques: ataque de comichão em todo o corpo, soluços, a piscar os olhos, a espirrar, com tosse, a gesticular;
Cubo das emoções: com tristeza, alegria, medo, zangado, a chorar, a rir;
Cubo da entoação: com sotaque alemão, com a boca cheia de puré de batata, a falar alentejano, a falar em brasileiro, a gritar, a murmurar.
Os alunos, com ordem e de uma forma sequencial, lançaram um dos cubos e, tiveram que ler, o excerto da história, de acordo com o que lhes saiu.
Posto isto, os alunos foram divididos em grupos e foi-lhes entregue um panfleto informativo (como fazer uma biografia), o qual analisamos e, de seguida, aplicamos no preenchimento de uma ficha estruturada acerca de cada uma das escritoras (Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada). Neste momento, os alunos também tiveram que consultar/pesquisar, quer na Internet quer em informação, distribuída pela coordenadora, para ajudar no preenchimento da mesma.
No final, houve a partilha das conclusões a que cada grupo chegou.
“Os ovos misteriosos”
Os alunos do 1ºano da EB1/JI de Carquejido, depois de explorarem a capa, o título do livro e conhecerem a biografia da escritora – Luísa Ducla Soares, viram e ouviram, parte da história dos ovos misteriosos através de um PowerPoint, que a coordenadora da BE preparou. De seguida, foi proposto que os alunos, em folhas em forma de ovo, desenhassem o que poderia sair de cada um daqueles ovos de diferentes tamanhos e cores.
A actividade foi muito interessante! Os alunos depois de terem exposto, as suas ideias e colado os ovos num cartaz, ouviram com muita atenção e entusiasmo a parte restante da história.
Esta actividade foi muito enriquecedora, pois permitiu trabalhar e relembrar algumas noções como: o tamanho, a forma, a cor, os animais que se reproduzem através de ovos, a adopção, entre outros…
Eis alguns momentos para mais tarde recordar…
A coordenadora das BE’s
Marisela Oliveira