terça-feira, 6 de janeiro de 2009

No âmbito do PNL

“Uma viagem ao tempo dos castelos”

A coordenadora da BE começou por apresentar a capa do livro para exploração por parte dos alunos e foram dadas algumas indicações sobre as autoras e os alunos deram a sua opinião acerca do conteúdo do livro.
Existiam três cubos nos quais as faces tinham diferentes indicações de leitura, tais como:

Cubo dos tiques: ataque de comichão em todo o corpo, soluços, a piscar os olhos, a espirrar, com tosse, a gesticular;
Cubo das emoções: com tristeza, alegria, medo, zangado, a chorar, a rir;
Cubo da entoação: com sotaque alemão, com a boca cheia de puré de batata, a falar alentejano, a falar em brasileiro, a gritar, a murmurar.

Os alunos, com ordem e de uma forma sequencial, lançaram um dos cubos e, tiveram que ler, o excerto da história, de acordo com o que lhes saiu.
Posto isto, os alunos foram divididos em grupos e foi-lhes entregue um panfleto informativo (como fazer uma biografia), o qual analisamos e, de seguida, aplicamos no preenchimento de uma ficha estruturada acerca de cada uma das escritoras (Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada). Neste momento, os alunos também tiveram que consultar/pesquisar, quer na Internet quer em informação, distribuída pela coordenadora, para ajudar no preenchimento da mesma.
No final, houve a partilha das conclusões a que cada grupo chegou.

Uma viagem ao tempo dos castelos
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: pnl)

“Os ovos misteriosos”

Os alunos do 1ºano da EB1/JI de Carquejido, depois de explorarem a capa, o título do livro e conhecerem a biografia da escritora – Luísa Ducla Soares, viram e ouviram, parte da história dos ovos misteriosos através de um PowerPoint, que a coordenadora da BE preparou. De seguida, foi proposto que os alunos, em folhas em forma de ovo, desenhassem o que poderia sair de cada um daqueles ovos de diferentes tamanhos e cores.
A actividade foi muito interessante! Os alunos depois de terem exposto, as suas ideias e colado os ovos num cartaz, ouviram com muita atenção e entusiasmo a parte restante da história.
Esta actividade foi muito enriquecedora, pois permitiu trabalhar e relembrar algumas noções como: o tamanho, a forma, a cor, os animais que se reproduzem através de ovos, a adopção, entre outros…

Eis alguns momentos para mais tarde recordar…




A coordenadora das BE’s

Marisela Oliveira

1 comentário:

Anónimo disse...

Que ideias interessantes para eu também fazer na minha sala de aula. Bem haja a quem goste de partilhar.