sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ainda os Reflexos do ENCONTRO NACIONAL DE ILUSTRAÇÂO

Magia e Cor nas EB1/JI
de Casaldelo, Carquejido e Conde Dias Garcia

Está mais que comprovado que trabalhar em equipa/parceria só dá bons resultados. Mais uma vez, as bibliotecas escolares do Agrupamento Vertical de Escolas de São João da Madeira aceitaram juntar-se a esta iniciativa, da Biblioteca da Junta de Freguesia, que veio encher de cor, alegria, fantasia e muita imaginação todas as escolas.
Desde já, todos os docentes e alunos destes estabelecimentos de ensino, querem agradecer esta oportunidade de contactar, com os ilustradores que fazem parte de muitos dos livros que eles próprios lêem nas suas bibliotecas escolares. Ficámos todos muito satisfeitos e, de braços bem abertos, para receber mais iniciativas desta natureza.
A alegria e o contentamento de todos espelharam-se nos sorrisos abertos e genuínos que testemunharam cada momento que foi vivênciado em cada um dos Workshops com que os ilustradores: Pedro Leitão; Gill Hichwa; Pierre Pratt; José Abrantes e João Mascarenhas nos presentearam nas diferentes escolas.




A magia das palavras reflecte-se na profundidade das imagens, que criam e recriam, no leitor, momentos singulares / únicos plenos de cor e imaginação.
Através da ilustração o texto ganha cor e forma. Apresenta-se e faz florir, em quem o lê, a vontade de continuar, ou não, a ler nas inter linhas do conhecimento e dos pensamentos que envolvem todos aqueles que querem entrar no mundo das fantasias, no mundo onde podemos sonhar e voar livres como um pássaro que se liberta das grades de uma gaiola e ganha vida…
Extrapolem tudo aquilo que vos é dado ao lerem um livro e, fiquem inquietos!
Criem e recriem as leituras, através das ilustrações que são um desafio constante, e apelam ao florir das ínfimas coisas que se encontram escondidas no interior de cada um de nós e que são simplesmente fantásticas!!!

A coordenadora das Be’s,
Marisela Oliveira

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei muito que o ilustrador viesse à minha sala. Foi muito giro e gostava que viessem mais vezes. A minha turma aprendeu muito.