terça-feira, 28 de outubro de 2008

Actividades do PNL...

EB1/JI Fundo de Vila

Sendo o PNL de carácter obrigatório para todos os alunos, a biblioteca decidiu associar-se aos docentes e realizar a sua abertura. Desta forma, a coordenadora começou por apresentar a escritora Sophia de Mello Breyner e alguns dos seus livros.

Após a exploração da capa, do título e das suas imagens, os alunos foram organizados em grupos e tiveram que responder ao seguinte desafio: a construção de um texto em que a acção decorre numa praia, existe uma gruta e participam nela a menina do mar, um menino, um polvo, um caranguejo e um peixe.
No fim os grupos apresentarão o resultado do seu trabalho à restante turma.

Este trabalho não está ainda terminado já que quando acabarem de ler a obra, voltarão à biblioteca para que os alunos estabeleçam analogias entre as suas ideias iniciais e a obra original.










EB1/JI Fundo de Vila (3º Ano turma A)



EB1/JI Conde Dias Garcia

Alguns momentos de interacção entre a biblioteca/escola no âmbito do PNL

Em relação ao livro “A menina do mar” da escritora Sophia de Mello Breyner os alunos do 3ºano, após terem explorado, com a coordenadora da BE, a capa, o título, …, tiveram a oportunidade de conhecer, através de um panfleto informativo, alguma biografia sobre a escritora, assim como, terem a indicação das etapas fundamentais para a realização de uma biografia.
Posto isto, foi lançado o seguinte desafio: a construção de um texto onde a acção tinha que decorrer numa praia, onde existia uma gruta e, tinha como personagens um menino, uma menina do mar, um caranguejo, um peixe e um polvo.
Esta actividade inicial, de exploração do livro a trabalhar no âmbito do PNL, permitiu despertar o interesse pelo mesmo e ajudar a desenvolver a imaginação e a criatividade.
No final, resultaram trabalhos muito interessantes dos quais deixo um exemplo. Contudo, este trabalho ainda não acabou! Depois dos alunos terem trabalhado este livro, na sala de aula, irão regressar à BE estabelecer analogias entre o texto original e os seus trabalhos.










EB1/JI Conde Dias Garcia (3º Ano)

Sem comentários: