segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Natal nas EB1's do Ag. Vertical

Raquel Silva
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
Feira do Livro Usado
Fomos feitos há muito tempo
Elaborados com todo o cuidado
Imaginação à solta
Reais histórias contadas
Alegres e animadas
Do autor
O seu saber
Livros
Ilustrados e desenhados
Várias cores usadas
Romances, poemas e contos
O céu é o limite
Usados?
Sim, senhor!
Ainda somos queridos
Damos sabedoria e alegria
Os sonhos alimentados, saberes muito amados
Arlete Leitão
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Comemoração do Dia da DUDH na EB2,3
Comemoração do Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
EB2,3 de S.João da Madeira
10 de Dezembro
O espaço da biblioteca foi o local escolhido para uma acção de sensibilização sobre os Direitos Humanos da responsabilidade do professor Fernando Diogo e Paulo Barros.
Painéis suspensos do tecto, com mensagens seleccionadas pelas alunas do CEF/Acompanhamento de crianças sobre a igualdade, o incentivo à não discriminação e o racismo captaram a atenção dos frequentadores da biblioteca.
Ocorreu ainda uma maratona de cartas promovida pela Amnistia Internacional Portuguesa em que se apelava à intervenção de personalidades cujo carisma e influência na sociedade é capaz de alterar situações de injustiça que atentam contra os direitos e a dignidade humana.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Dia 10 de Dezembro, faz 60 anos a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Não fique indiferente!!!
Consultar site da Amnistia Internacional em: http://www.amnistia-internacional.pt/
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
CONVITE
Internet Segura

Anunciado pela rede Insafe em Novembro, foi lançado no passado dia 1 de Dezembro a primeira actividade global no âmbito do Dia Por Uma Internet Mais Segura 2009 que se assinalará no próximo dia 10 de Fevereiro.
Segundo a rede Insafe, trata-se de um concurso que tem por base um questionário disponível em 22 línguas, incluindo o português. O concurso destina-se a jovens entre os 10 e os 15 anos de idade e pede-se que respondam a um conjunto de perguntas de escolha múltipla, seguidas por um desafio final. No sentido de sublinhar a importância da literacia dos média e reflectir o valor da Internet como uma ferramenta para a aprendizagem e procura de informação, as perguntas abarcam uma variedade de temas, incluindo cultura, geografia, história, segurança na Internet e, claro está, sobre os meios de comunicação mais modernos.
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Notícias da ES Serafim Leite
Dia da Biblioteca Escolar
Para assinalar o Dia da BE, a equipa do CRE, constituída pelos docentes Dora Gomes (Coordenadora), Domingos Silva e Nazaré Monteiro e pela Auxiliar da Acção Educativa Cristina Silva, deu inicio ao projecto “Formação do Utilizador do CRE”.
Começamos pelos alunos do 7º ano por serem os recém-chegados à nossa escola. Puderam, assim, ficar a conhecer melhor as zonas funcionais do CRE, as suas funções e o seu regulamento. Aprenderam, ainda, a procurar um documento de acordo com a Classificação Decimal Universal.
No fim, foi distribuído um desdobrável com a planta do CRE e respectivas zonas funcionais. Foi ainda proposta a colaboração no projecto “Livros (Con)Vida – Construção de histórias colectivas”.
Agradecemos a cooperação dos alunos do 7º ano e das professoras Cristina Rodrigues, Elza Paiva e Margarida Ribeiro que tornaram possível a concretização desta iniciativa.
Brisingr é um livro incrivelmente viciante e envolverá quem o ler no fantástico mundo de Eragon. Assim que se começa a leitura, parar é impossível: quem o leu quer ler mais, e quem o quer ler não ficará desiludido.
É o livro ideal para fãs de leitura “fantástico” e a esperada continuação dos primeiros dois volumes. As últimas 100 páginas são cheias de surpresas que deixarão o leitor em pulgas pelo quarto livro.
O que virá a seguir?
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
No âmbito do PNL







quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Actividades de Dezembro na Biblioteca Municipal
“Contos de Natal com Adriana Seixas”
Adriana Seixas, professora e apaixonada pelas artes, conta histórias de Natal, brincando com as palavras…
Público-alvo: crianças do 1º ciclo do Ensino Básico.
Sessões sujeitas a marcação.
Dia 6 de Dezembro (Sábado) às 10h30 – Sala Polivalente
Apresentação do livro “Jardim do Arco-Íris” da autoria de Manuela Ribeiro
Uma história, muita música, muita alegria!
Autógrafos e muitos livros. Aparece!
Informações em www.myspace.com/jardimdoarcoiris.
Dia 18 de Dezembro (5ªfeira) às 16h00 – Sala Polivalente
Encontro com… Valter Hugo Mãe
Conversa com o escritor e poeta sobre leituras, livros, pensamentos…
Convidam-se todas as pessoas que queiram partilhar ideias, que queiram saber mais sobre este poeta num ambiente informal e intimista.
De 12 a 31de Dezembro – Sala Polivalente
Exposição “Na pele de um rio” – óleos de Odete Marília sobre poemas de J. Braga-Amaral
Esta exposição será acompanhada por um livro/catálogo cuja edição contou com o apoio da DRCN, e que contém imagens dos quadros e os respectivos poemas.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Imagens da "Biblioteca Aberta, Sempre!"
Exposição "História do calçado através dos tempos", visitas à exposição, visitas à Biblioteca Municipal, Hora do conto, Oficinas...
... e um "pequeno"testemunho:
"Na sexta - feira, dia 24, fui fazer uma visita de estudo com a minha professora e os meus colegas.
Saímos a pé e fomos visitar uma exposição à Biblioteca Municipal, que era sobre a história do calçado.
Na visita, o senhor contou a história do calçado de outros tempos e eu vi vários tipos de sapatos. No final da visita, o senhor que nos acompanhou fez um sapato em barro para nos oferecer.
Gostei muito desta visita e aprendi muitas coisas novas. Também gostei de ir à Biblioteca Municipal."
Texto de um aluno do 3ºano da EB1/JI Conde Dias Garcia – Gonçalo Pinho sobre a visita à exposição da História do calçado através do tempo.
Encontro com… Miguel Real
A vida e a obra do Padre António Vieira foram o tema do Encontro Com…. Miguel Real que teve lugar na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira, pelas 17,00 horas do passado 14 de Novembro.
Numa semana em que, por coincidência, foram publicadas as duas mais recentes obras do autor editadas no âmbito das Comemorações dos 400 anos sobre o nascimento do Padre António Vieira – o romance “O Sal da Terra” baseado na vida e obra de PAV e o ensaio “Padre António Vieira e a cultura portuguesa”.
Durante cerca de duas horas e com base no conteúdo das obras acima citadas, Miguel Real desvendou-nos uma nova faceta do Padre António Vieira, menos europeia, menos barroca, mais inserida na paisagem e na sociedade brasileira, para onde o pai o levou com 6 anos de idade e onde foi educado. A especialização do autor nesta temática “vieirina” resultou do percurso que, durante 4 meses, efectuou no itinerário brasileiro de António Vieira pela Baía, Olinda, S. Luís do Maranhão, Belém do Pará e as cidades mineiras do barroco, numa iniciativa patrocinada pelo Centro Nacional de Cultura.
Tal como nos habituou nas suas anteriores obras, em que retrata com pinceladas precisas e nos faz a uma excelente contextualização, Miguel Real apresentou-nos um Padre António Vieira muito para além do missionário, do orador, do político, do diplomata, do profeta, do escritor e do nacionalista. Desvenda-nos um homem ousado para a época, uma personagem interessantíssima, um cidadão preocupado em defender os direitos dos índios do Brasil, a humanidade no tratamento dos escravos e dos negros, a competência dos judeus e dos cristãos-novos, a preservação da natureza e a conservação das tartarugas.
Apesar de Real começar por se referir a ele como um homem vencido, falhado, que até ao fim lutou por sonhos e as ideias que, em parte, só séculos mais tarde se concretizariam, neste Encontro Com… Miguel Real foi fácil compreender que as causas de António Vieira são ainda da maior actualidade e que algumas delas acabaram por ser ganhas como, por exemplo, o fim da prática da antropofagia e da monogamia pelos índios e, mais tarde, a legislação contra o assassínio de tartarugas e até a sua preservação através de projectos semi-estatais como é o projecto TAMAR, com a protecção às tartarugas e ao peixe-boi.

Quem teve o privilégio de ouvir Miguel Real foi transportado pela selva brasileira mais profunda, numa apaixonante aventura dividida em episódios fascinantes desde a sua refeição com carne de macaco com molho roxo de formiga preta até às missões ao longo do rio Amazonas, passando pelo contacto com a cultura negra dos escravos africanos e dos seus rituais como o candomblé e a capoeira.
Miguel Real nasceu em Lisboa, em 1953. É licenciado em Filosofia pela Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Aberta. Especialista em cultura portuguesa Miguel Real é, actualmente, professor de Filosofia e colaborador do Jornal de Letras, onde faz crítica literária. Da sua obra fazem parte o ensaio, o romance, o teatro e a filosofia.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Poemas
As coordenadoras das BE’s, Marisela e Raquel
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares
Assim, diversas foram as actividades promovidas nas EB1/JI das Fontainhas e Fundo de Vila pela sua coordenadora.
Queremos deixar aqui o registo da vinda da animadora Alexandra João no dia 27, dia da Biblioteca Aberta
e da forma como a comunidade educativa vê a sua BIBLIOTECA
EB1/JI Fontinhas
EB1/JI Fundo de Vila
A coordenadora das BE's,
Raquel Silva
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Folhas coloridas e poemas
No início do mês de Outubro, nas EB1/JI de Casaldelo, de Carquejido e Conde Dias Garcia foi lançado o convite, a toda a comunidade educativa, para deixarem uma mensagem, um texto, um poema, …, sobre a biblioteca escolar. Fiquei muito contente, com a quantidade e a qualidade dos trabalhos apresentados. Pais, alunos, enc. de educação e docentes participaram com entusiasmo neste tipo de iniciativa e posso dizer que me superaram as minhas expectativas. Parabéns!
Espero que a biblioteca escolar continue a ser um local privilegiado de aprendizagens significativas que influenciam a vida de todos aqueles que a frequentam.
Obrigado pela colaboração e empenho de todos.
A coordenadora das Be’s,
Marisela Oliveira.
Eis alguns dos trabalhos apresentados….
terça-feira, 4 de novembro de 2008
CONVITE - World Press Cartoon Top 50

A inauguração acontecerá no dia 7 de Novembro, pelas 21h30, com a presença de António Antunes, director do World Press Cartoon e um dos grandes “cartoonistas” nacionais.Esta conceituada exposição internacional de “cartoons” poderá ser vista em S. João da Madeira até 6 de Dezembro. Oportunidade para descobrir ângulos novos e pormenores surpreendentes sobre a actualidade, tendo por base os grandes temas tratados pela comunicação social. O World Press Cartoon assume-se como salão não temático e o seu objectivo é distinguir os melhores trabalhos produzidos e publicados, ao longo de cada ano, em jornais ou revistas de vários países. Em S. João da Madeira, podem ser agora apreciados aqueles que foram classificados como os melhores 50 “cartoons” dados à estampa na imprensa no ano passado. A exposição é constituída por três grandes áreas do humor gráfico de imprensa: desenho de humor, “cartoon” editorial e caricatura."
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Dia da Biblioteca Escolar
Para comemorar este dia e em sintonia com o Projecto Educativo Municipal através da actividade: A Biblioteca aberta sempre, na biblioteca escolar da EB1/JI de Casaldelo viveram-se momentos únicos de partilha de histórias, saberes e afectos… os quais queremos partilhar:
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Biblioteca Aberta, Sempre!
Num programa organizado pelas coordenadoras das BE's, todos os 4º anos das EB1's do Agrupamento Vertical de S. J. M. , deslocaram-se à EB23 para assistirem à "Hora do conto".
Em todas as Bibliotecas do concelho tem sido um mês muito rico, com leitura a muitas vozes, actividades de animação da leitura, exposições, debate de sensibilização das famílias para a importância da leitura, e muitas coisas mais...
Para já, fica aqui um "cheirinho" do reflexo deste grande Mês...

Actividades do PNL...
Após a exploração da capa, do título e das suas imagens, os alunos foram organizados em grupos e tiveram que responder ao seguinte desafio: a construção de um texto em que a acção decorre numa praia, existe uma gruta e participam nela a menina do mar, um menino, um polvo, um caranguejo e um peixe.
No fim os grupos apresentarão o resultado do seu trabalho à restante turma.
Este trabalho não está ainda terminado já que quando acabarem de ler a obra, voltarão à biblioteca para que os alunos estabeleçam analogias entre as suas ideias iniciais e a obra original.

EB1/JI Conde Dias Garcia
Posto isto, foi lançado o seguinte desafio: a construção de um texto onde a acção tinha que decorrer numa praia, onde existia uma gruta e, tinha como personagens um menino, uma menina do mar, um caranguejo, um peixe e um polvo.
Esta actividade inicial, de exploração do livro a trabalhar no âmbito do PNL, permitiu despertar o interesse pelo mesmo e ajudar a desenvolver a imaginação e a criatividade.
No final, resultaram trabalhos muito interessantes dos quais deixo um exemplo. Contudo, este trabalho ainda não acabou! Depois dos alunos terem trabalhado este livro, na sala de aula, irão regressar à BE estabelecer analogias entre o texto original e os seus trabalhos.
EB1/JI Conde Dias Garcia (3º Ano)