sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ilustração no Feminino

Decorreu de 2 a 4 de Outubro o 1º Encontro Nacional de Ilustração no Feminino.
Na base deste Encontro esteve o conto russo “A minha mãe é a mulher mais bela do mundo”, que inspirou dezenas de ilustradoras portuguesas a executarem trabalhos gráficos que evocam a feminilidade e a maternidade. Além das exposições que continuam patentes até ao final do mês, este evento foi composto por um conjunto diversificado de actividades, incluindo conferências, oficinas e visitas culturais.
As oficinas decorreram nas EB1/JI de Casaldelo, Conde Dias Garcia, Carquejido, Fontainhas, Fundo de Vila, Parque, EB23 e na ES Oliveira Júnior e foram organizadas pelas coordenadoras das Bibliotecas Escolares das respectivas escolas que, em conjunto com as professoras, prepararam as visitas.
Os alunos tiveram assim a oportunidade de trabalhar com Ana Lúcia Pinto, Carla Nazareth, Danuta Wojciechowska, Elsa Lé, Eunice Rosado, Inês do Carmo, Lígia Magro, Márcia Luças, Margarida Botelho, Margarida Fonseca Santos, Maria João Lopes, Marina Palácio, Marta Madureira, Raquel Pinheiro, Sónia Cântara e Susana Lemos.
Deixamos aqui o eco destas oficinas, num conjunto de imagens e nas palavras de uma turma que exemplificam aquilo que todas as outras sentiram em relação a todas a ilustradoras:
"Hoje, foi um dia que começou diferente.
Logo pela manhã tivemos a visita da ilustradora Margarida Botelho. Fomos para a biblioteca da nossa escola,ouvir contar a história “A Casa da Árvore”. A autora e ilustradora da história era muito divertida. Trazia todo o material que utilizou para inventar a história.
Nós participamos na história e pegamos nas marionetas.
Adoramos esta visita e gostávamos que a escritora viesse mais vezes."
EB1 Fundo de Vila
3º ano Turma A
Aqui fica o registo fotográfico das oficinas:

Sem comentários: