segunda-feira, 21 de março de 2016

Leituras Partilhadas – projeto OLA: mais um elo de leitura


No dia 17 de março de 2016, pelas 14h30, aconteceu a sessão de partilha de leituras do projeto O.L.A. – Operação Leitor Ativo, na biblioteca da EBSSL. Os intervenientes foram os alunos do 10.º A/B da EBSSL e da Universidade Sénior de S. João da Madeira.

 Orientados pelos professores Dina Sarabando e Celestino Pinheiro, os alunos da EBSSL apresentaram as obras do Projeto de Leitura da disciplina de Português - O Nome da Rosa, homenagem póstuma a Umberto Eco, Fala-lhes de Batalhas, de Reis e de Elefantes de Mathias Énard, A Castro de António Ferreira, As Cruzadas Vistas pelos Árabes de Amin Maalouf, Ciranda de Pedra de Lygia Fagundes Telles e Tanta Gente, Mariana de Maria Judite Carvalho.

Os alunos da Universidade Sénior de SJM partilharam a leitura das obras: A Cidade e as Serras de Eça de Queirós, Contos da Montanha de Miguel Torga e Unhas Negras do escritor sanjoanense João da Silva Correia.

Desta partilha, todos saíram mais enriquecidos pelas diferentes visões das obras apresentadas e mais unidos em torno deste objeto que, contrariando os discursos mais apocalíticos, teima em continuar a exercer o seu fascínio – o livro.

No final, o convívio entre os alunos das duas instituições demonstrou que a leitura cria, sem dúvida, elos fortes que permitem o diálogo entre diferentes gerações.






 

Sem comentários: