domingo, 27 de fevereiro de 2011

Visita guiada à Biblioteca Oliveira Júnior

A Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior sofreu uma importante intervenção caracterizada pela construção de um edifício único, organizado em três e dois pisos, constituindo um conjunto articulado de funções e acessibilidades segundo uma nova unidade espacial. O edifício central foi demolido, por forma a libertar espaço para a ligação física entre os restantes blocos e procedeu-se ainda à demolição parcial e selectiva dos pavilhões remanescentes, procurando adaptar os seus espaços ao novo programa. Os espaços exteriores da escola também foram remodelados e as zonas verdes devidamente tratadas para torná-las mais confortáveis.
Neste processo, biblioteca da escola ganhou mais visibilidade no bloco central, numa localização privilegiada e acesso directo imediatamente à entrada, a meio do circuito mais frequentado pela comunidade: bar, reprografia, papelaria, serviços administrativos e direcção. Tem ainda uma entrada autónoma para o exterior da escola e acesso a um jardim interior, excelente para utilizar durante os dias quentes de primavera/verão.
Para além da qualidade das acessibilidades, ela aumentou a sua área, ganhou em conforto, insonorização e luz, adquiriu espaços importantes para a logística do trabalho de gestão e rentabilização dos recursos como um arquivo moderno, um gabinete de trabalho e uma sala de leitura polivalente. Todas as zonas funcionais estão apetrechadas com equipamentos informáticos e de apresentação adequados, permitindo o trabalho autónomo e de grupo , bem como sessões mais alargadas, nas mesmas instalações.
Deixamos aqui o link para a visita guiada que, esperamos, apreciem:
http://www.biblioteca.aeoj.org/index.php?option=com_content&view=article&id=94&Itemid=78

Luísa Correia

Sem comentários: