segunda-feira, 23 de março de 2009

Semana da Poesia na ES Serafim Leite


Pela nossa Escola passou, uma vez mais, o escritor José Fanha, que voltou a premiar-nos com a sua forma tão especial de ‘dizer’ poesia e que esteve à mesa, na pausa entre os dois worshops de poesia, com Fernando Pessoa, no bar da Escola, porque “os poetas andaram por aí, à solta!” José Fanha disse-nos o “poema mais belo da Língua Portuguesa”, a “Cantiga Partindo-se” de João Roiz de Castelo Branco e com o poema “Na hora de pôr a mesa” de José Luís Peixoto ensinou-nos que “a poesia também serve para falar de coisas tristes”… Mas fez-nos sorrir também com os poemas “Todos os homens são maricas quando estão com gripe” de António Lobo Antunes, “Careca” de João de Deus e «O acto sexual é para fazer filhos» de Natália Correia, entre muitos outros. No fim, esta certeza: “dizer um poema é a forma da voz namorar com as palavras” e este apelo: “Digam poesia em voz alta. É algo muito divertido.” Esta iniciativa foi financiada pela Câmara Municipal de São João da Madeira e atingiu os seus objectivos: despertar os nossos alunos para a poesia, homenagear e divulgar a poesia e seus autores e criar (quem sabe?) novos poetas.

Ainda no âmbito desta efeméride e para além da exposição “poetas à Solta”, a equipa do Centro de Recursos organizou a segunda edição de “Poesia a Várias Vozes”, no dia 18 de Março, entre as 10h e as 12h. Muitos foram os que passaram pelo palco do auditório da nossa Escola, prontos a partilhar as suas selecções líricas.

A destacar? A descoberta de alguns ‘poetas’ (escondidos!) que por “aí andavam à solta” e “várias vozes” que, por momentos, nos transportaram para outros universos porque souberam dizer, sentir e fazer sentir a POESIA, a grande homenageada da semana!

Sugestões? Que tal reler (de preferência dizer em voz alta!) os poemas escolhidos por alguns dos nossos participantes, como por exemplo, o poema “O aprendiz de amigo” de Fernando Pessoa (dito pela Professora Cecília Santos), “Meninas e Meninos” de Fernando Sylvan (dito pela Professora Amélia Almeida), o poema “O que há em mim é sobretudo cansaço” de Álvaro de Campos (dito pelo Professor Paulo Duarte, uma das ‘revelações’ da semana!), entre muitos outros que tornaram possível esta festa da poesia (as Professoras Maria Henrique, Sónia Aires, Isabel Baeta, Paula Gaio, Isabel Fontoura, o Professor Alberto Silva, a Psicóloga Manuela Fernandes, a professora Manuela Balseiro e o seu 9ºA, o Sr. Carlos Mota da Associação de Pais e Encarregados de Educação, a Ana Isabel, representante dos Auxiliares da Acção Educativa, a Iara do 11º B (experimentem ouvi-la dizer poesia! Parabéns!), a Oksana, a Tânia e a Marlene o Tiago Dias do Ensino Especial, a Jani, a Ana Valente, a Kelly e a Rita do 10º C, os ‘malabaristas’ Fábio e Ruben do 10ºF e Vítor e Ricardo do 10º G, o Hugo e o Nelson Pinho do 10º F, a Sílvia do 12º B, a Patrícia, a Sara, a Inês e a Vanessa e a Carla, também do 12ºB, a Professora Dina Sarabando, que não disse nenhum poema mas que tem sido incansável e preparou 16 alunos para estes 90’ de poesia).

Agradecemos a TODOS, os que participaram, os que assistiram, os professores que trabalharam nos bastidores e que gentilmente cederam tempos lectivos em prol desta Festa da Poesia, mesmo a antecipar a chegada da Primavera!


A Equipa do CRE,
Domingos Avelar,
Dora Gomes,
Maria Cristina Silva
Nazaré Monteiro

Sem comentários: