quarta-feira, 21 de abril de 2021

Prova Oral | Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

O Concurso Nacional de Leitura 2020/2021 na sua Fase Intermunicipal - Área Metropolitana do Porto, sob a responsabilidade da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, decorreu esta manhã, em formato online, através da plataforma teams, para apuramento de 2 alunos por cada nível de ensino, para a Fase Nacional, em Oeiras.




Da EB23 de S. João da Madeira, esteve a prestar prova oral na Biblioteca Municipal, o aluno Guilherme Martins de Carvalho, que escolheu um excerto da obra "O rapaz ao fundo da sala" de Onjali Q. Raúf, sobre a temática dos refugiados.




A prova oral consistia em dois momentos:

Prova de Leitura expressiva – Cada finalista fez a leitura em voz alta de um excerto da obra a seu gosto, de qualquer género literário – abrangendo obras de poesia, obras dramáticas, romances, contos, novelas e outros. O desempenho foi avaliado de acordo com os parâmetros de dicção, ritmo e expressividade, com a duração de 2 minutos.

Prova de argumentação oral – resposta a uma questão colocada pelo júri sobre o excerto lido anteriormente. O desempenho foi avaliado de acordo com os parâmetros de fluência, expressividade, correção, argumentação e clareza, com a duração de 2 minutos.

O júri desta prova foi constituído pelas escritoras Carmen Zita Ferreira, Anabela Mimoso e Manuela Mota Ribeiro, reconhecidas personalidades de reconhecido mérito na área das Letras e da Escrita, que selecionaram 2 concorrentes por cada ciclo de ensino.

A Fase Nacional conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito. Esta fase conta com a parceria e apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Parabéns ao Guilherme Martins que se manteve firme e realizou uma excelente prova.

Os vencedores da Fase Intermunicipal são oriundos dos municípios de Gaia e Porto.

Bem haja a toda a equipa que apoiou todo este processo.

Para o ano há mais.

Sem comentários: