quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2020 - FASE MUNICIPAL - 11 FEVEIRO - PAÇOS DA CULTURA


A Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, que se realizará entre 10 de março a 30 de abril de 2020, prevê a organização de concursos por uma Biblioteca Municipal em cada uma das 23 Comunidades Intermunicipais / Áreas Metropolitanas e que têm como principal objetivo dar continuidade à festa da leitura iniciada na Fase Escolas/Municipal. Esta fase serve também para apurar dois alunos por ciclo de ensino, em cada Comunidade Intermunicipal, para a Final que se realizará em Oeiras, no dia 6 de junho de 2019.
A 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 4 de outubro de 2019, data oficial de abertura, e o dia 6 de junho de 2020, dia da grande final, em Oeiras.
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.
Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas:
Fase Municipal – Engloba as provas nos municípios.
Este 2.º momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior.
Em São João da Madeira a Fase Municipal realiza-se no dia 11 de Fevereiro, durante a manhã (prova escrita) e a tarde (prova oral), nos Paços da Cultura com a presença do escritor homenageado David Machado.




Livros adotados para a fase municipal do CNL

Acho que posso ajudar (1º Ciclo)


Sinopse: Dentro deste livro, há ratos, gatos, monstros, bruxas, corujas, palhaços com alergias, moleiros sem farinha, uma avó bem penteada, balões, estrelas, muita ventania e uma grande vontade de ajudar!








Uma noite caiu uma estrela (2º Ciclo)


Sinopse: Uma noite, cai uma estrela na terra. Um menino resolve guardá-la sem saber que a luz emitida pela estrela vai impedir toda a gente de dormir. É uma história sobre coragem, sobre superação de adversidades, sobre a aventura que é ser-se criança.



Não te afastes (3º Ciclo)


Sinopse:  Após a morte do pai, Tomás acredita que, por sua causa, coisas más acontecem; e, para proteger a mãe e os amigos, decide deixar o lugar onde viveu toda a sua vida.
Mas o país é apanhado por um furacão e, de um dia para o outro, o rapaz vê-se no meio de ruínas e inundações, perdido e desesperado.
É, porém, no meio da tragédia que encontrará o mais inesperado dos amigos...
Não Te Afastes é uma história comovente e fascinante sobre o desgosto da perda e o poder curativo da amizade.

Índice médio de felicidade (Ensino Secundário)

Sinopse:  Daniel tinha um plano, uma espécie de diário do futuro, escrito num caderno. Às vezes voltava atrás para corrigir pequenas coisas, mas, ainda assim, a vida parecia fácil - e a felicidade também. De repente, porém, tudo se complicou: Portugal entrou em colapso e Daniel perdeu o emprego, deixando de poder pagar a prestação da casa; a mulher, também desempregada, foi-se embora com os filhos à procura de melhores oportunidades; os seus dois melhores amigos encontram-se ausentes: um, Xavier, está trancado em casa há doze anos, obcecado com as estatísticas e profundamente deprimido com o facto de o site que criaram para as pessoas se entreajudarem se ter revelado um completo fracasso; o outro, Almodôvar, foi preso numa tentativa desesperada de remendar a vida. Quando pensa nos seus filhos e no filho de Almodôvar, Daniel procura perceber que tipo de esperança resta às gerações que se lhe seguem. E não quer desistir. Apesar dos escombros em que se transformou a sua vida, a sua vontade de refazer tudo parece inabalável. Porque, sem futuro, o presente não faz sentido.

Índice Médio de Felicidade é um romance admirável e extremamente actual sobre um optimista que luta até ao fim pela sua vida e pela felicidade daqueles que ama. Dramático e realista, mas com momentos hilariantes, confirma o talento de David Machado como um dos melhores ficcionistas da sua geração.












Sem comentários: