terça-feira, 13 de novembro de 2018

11º ENCONTRO INTERNACIONAL DE ILUSTRAÇÃO DE S. JOÃO DA MADEIRA



A 11.ª edição do Encontro Internacional de Ilustração de São João da Madeira, iniciativa da Junta de Freguesia, decorreu entre 2 e 10 novembro,  reunindo obras em que 25 artistas de seis países exploraram o "trabalho" como tema das suas criações.

O evento teve lugar na Oliva Creative Factory, integrou uma mostra principal com as obras em competição, mas apresentou também outras exposições e ainda conversas com autores, oficinas em escolas, uma feira do livro e um "concerto Ilustrado" pelo músico Filho da Mãe e a artista Cláudia Guerreiro.

"Os trabalhos submetidos a concurso respondem de maneira diferente ao desafio de pensar o conceito de trabalho, passível de ser interpretado tanto de maneira otimista como negativa".

Com base nessa premissa, o júri do encontro recebeu 104 candidaturas de 11 países, escolhendo como finalistas 11 ilustradores portugueses, oito espanhóis, dois argentinos, dois brasileiros, um ucraniano e um italiano.

Entre esses, tivemos Anna Aparicio Catala, "participante e finalista recorrente, cujas ilustrações coloridas e agitadas representam vividamente o ruído de um mundo movido a trabalho", e Delfim Ruas, que explora "um passado mais ou menos esquecido" no contexto específico da indústria de São João da Madeira.
Outro caso marcante é o do ilustrador Rigelmoon, que, "graficamente minimalista, mas extremamente eloquente, denuncia a cultura de desigualdade" existente no mundo laboral.
Além da exposição com as 50 obras finalistas a concurso, o programa do 11.º Encontro Internacional de Ilustração apresentou ainda quatro outras mostras individuais e coletivas, entre as quais a que reúne desenhos de alunos do Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira, de Espinho, sob o tema "Varina", e a que apresenta em formato de mural as criações sobre "Trabalho" assinadas por estudantes de São João da Madeira.
As outras duas exposições são a da ilustradora argentina Nella Gatica, vencedora da edição de 2017 do evento, e a dos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sob o mote "Duas mil e dezanove dicas em forma de uivo".
Cada ilustrador convidado para o evento conduziu ainda um 'workshop' em que deu a conhecer alguns dos métodos e técnicas que utiliza no seu trabalho, como aconteceu com Fatinha Ramos, Nella Gatica, Pierre Pratt, Guillaume Chauchat, Manel Craneo, Virginie Morgand, Amélie Fontaine e Kristi Minchin.
Já na secção "Portfolio Reviews", responsáveis das editoras Bruaá e Kalandraka estiveram disponíveis para "uma discussão individual construtiva" com autores que pretendiam submeter à sua análise um portfólio de ilustração.

Os três agrupamentos das Escolas de S. João da Madeira participaram ativamente nas oficinas de ilustração.

Parabéns pela iniciativa e pela participação de todos!




   

 

 


 

   
  


  







Sem comentários: