sexta-feira, 27 de julho de 2018

O PATRIMÓNIO EM EXPOSIÇÃO




No pretérito dia 23 de julho, na Biblioteca Municipal de São João da Madeira, pelas 18 horas, realizou-se a inauguração da exposição de trabalhos realizados pelos alunos do ensino secundário (10.ºB, 11.ºB e 12.ºB), do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. 

Os trabalhos apresentados foram elaborados no âmbito do Clube Europeu “AESL e a Europa” deste agrupamento, em parceria com a Biblioteca Escolar, assinalando a comemoração do Ano Europeu do Património Cultural – 2018.

Os trabalhos abordam tanto o património cultural material nacional (Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos, Estação de São Bento, Casas Típicas de Santana, etc.) como o internacional (Castelo de Chambord Panteão Romano, Kizhi Pogost, etc.). O património cultural imaterial nacional, como o fado, o cante alentejano, o folclore, entre outros, foram também ilustrados.

Os trabalhos, de muita qualidade, revelam criatividade e saber-fazer por parte dos alunos de Artes Visuais deste agrupamento.

Esta exposição poderá ser visitada até ao dia 10 de agosto. 







quinta-feira, 12 de julho de 2018

JI do Parque e de Fundo de Vila recebem prémios


A 9.ª edição concurso “Conta-nos uma história!”, promovido pela Direção-geral da Educação (DGE), categoria Pré-Escolar, formato vídeo, teve como vencedores dois trabalhos de jardins de infância (JI) do Agrupamento de Escolas (AE) Dr. Serafim Leite (Parque e Fundo de Vila), conforme o labor já adiantou em edição anterior com base em nota informativa que lhe foi remetida pelo próprio AE.

Recorde-se que a equipa “Os Fantásticos do Parque”, orientada pela educadora Margarida Rocha, da EB/JI do Parque, venceu o primeiro prémio com “Cuquedo e um amor que mete medo”. Já a equipa “Grufos”, sob alçada da educadora Aurora Tavares, da EB/JI de Fundo de Vila, ficou em segundo lugar com “Mamã”.

No passado dia 27 de junho, segundo novo texto enviado ao jornal, representantes dos dois grupos de crianças rumaram a Lisboa para receber os respetivos prémios.

“Foi um dia muito longo, com uma viagem cansativa, mas que se tornou no ponto final de um projeto vivido intensamente pelas crianças e suas famílias e que se desdobrou em inúmeras atividades durante uma grande parte do ano letivo que agora termina”, refere o AE no comunicado, acrescentando: “Estes trabalhos foram resultado dos projetos desenvolvidos pelos alunos, sob orientação das suas educadoras na elaboração e adaptação das histórias, na construção dos cenários e na locução. Uma vez concluída a conceção de todas essas componentes, a produção do trabalho final – gravação, montagem e sonorização – contou com a colaboração da turma F do 11º ano (CPT de Audiovisuais), do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, sob a orientação do professor António Fonseca”.

As 352 histórias submetidas, nas modalidades áudio e vídeo, foram avaliadas por um júri constituído por elementos da DGE, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura, da Associação Nacional de Professores de Inglês, da Microsoft e da Rádio ZigZag, presidido pela professora doutora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra.

A direção do AE de S. João da Madeira “felicita todos os alunos, docentes e membros da comunidade que se envolveram nesta iniciativa!”. “Parabéns pela vossa criatividade e pelo vosso trabalho”, reforça os votos.



Fonte: http://labor.pt/home/2018/07/12/ji-do-parque-e-de-fundo-de-vila-recebem-premios/

Alunas da Escola do Parque recebem prémios pela sua “aventura literária”.




As alunas Inês Magalhães Ferreira e Daniela Silva, da EB do Parque, receberam das mãos das autoras da coleção “Uma aventura…”, Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, o diploma respeitante aos segundo e terceiro prémios do Concurso "Uma Aventura ... Literária 2018".
 A cerimónia decorreu no passado dia 11 de junho, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, onde, além do diploma, as premiadas receberam um cheque-livro. As autoras da coleção elogiaram a criatividade de todos os premiados e incentivaram-nos a continuar a ler e a escrever, duas atividades essenciais à formação das crianças e dos jovens.

Três outros alunos receberam igualmente menções honrosas: o Francisco Oliveira, a Matilde Teixeira e a Ziva Teixeira, a quem foi oferecido um livro da coleção. Recorde-se que os alunos do 2ºB da EB do Parque, sob a coordenação da Profª Marisela Oliveira, participaram no referido concurso, na modalidade de “Texto Original”, juntamente com mais 14 643 crianças, a nível nacional. Toda a turma está de parabéns pelo esforço, dedicação e resultados atingidos, em particular as duas premiadas.



Fonte: Direitos de autor © 2018 AgoraNós.