quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dia da Biblioteca Escolar

O dia da biblioteca escolar foi comemorado nas bibliotecas do agrupamento Oliveira Júnior com promoção da leitura e formação de utilizadores.

Ler com todos os sentidos 

No 1º Ciclo, realizou-se uma atividade a partir de “O livro negro das cores “ de Rosana Faria e Menena Cottin, com animação de Vítor Ferreira, invisual do Centro de Leitura Especial da Biblioteca Municipal. Nesta sessão, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a leitura em braille e satisfizer algumas curiosidades relacionadas com as adaptações do Vitor ao meio que o rodeia. No final, os alunos de olhos vendados, exploraram os restantes sentidos para descobrir e identificar sabores e produtos. Esta iniciativa permitiu ainda aos alunos tomarem consciencia das dificuldades que um cego encontra no seu dia-a-dia.

Organizar é preciso! 

Os alunos do 5º ano de escolaridade concluíram no dia da biblioteca escolar a sua formação de utilizadores com uma atividade de organização de estante e prateleiras de livros de literatura juvenil. Após uma ligeira introdução às regras básicas de utilização da BE, os alunos foram iniciados à classificação décimal universal com uma atividade de organização de prateleiras, muito simples , que visava, entre outras matérias, levá-los a perceber a lógica da arrumação cuidada que uma BE deve ter. Munidos do guião da biblioteca, no qual consta uma síntese da CDU, os alunos descobriram as grandes classes do saber em que se encontram organizados os documentos e aprenderam também a descodificar as cotas dos livros que permitem uma arrumação exata de cada um.

Sem comentários: