terça-feira, 24 de setembro de 2013

Alexandre Honrado vence Rosa Colaço 2013

Mistério, Mistério, Mistério tão Sério, de Alexandre Honrado, venceu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2013. O escritor ganhou cinco mil euros. (Letra pequena fez parte do júri.)

Depois da leitura de 169 obras originais, assinadas por pseudónimo, o júri, de três elementos (José Correia Tavares, da Associação Portuguesa de Escritores, Maria João Lopo de Carvalho, em representação da Câmara Municipal de Almada, e Rita Pimenta — Letra pequena — da Secção Portuguesa do IBBY, International Board on Books for Young People), escolheu este título porque traz aos leitores “uma história muito divertida que desafia, pelo modo como se conta, e pelo que conta, o imaginário de leitores e ouvidores de pouca idade e que, a um mesmo tempo, sugere grandes potencialidades de trabalho a educadores (escolares e familiares). Aqui, um risquinho numa parede parece desestabilizar não só uma família como a terra em que vive. Um desafio de linguagem e ao imaginário. Para todas as idades”.

Alexandre Honrado, segundo a Bertrand, é: “Jornalista — director editorial e produtor/realizador de rádio e audiovisuais — e escritor publicado de Portugal à Coreia do Sul —, consegue manter ainda a vontade de investigar — na área da História, onde é licenciado — estando presentemente em mais biografia de mulheres notáveis do passado. Nascido em Lisboa, no dia do terramoto que assolou aquela cidade em 1755, mas duzentos e cinco anos depois, viu a luz do dia pela primeira vez na Maternidade Alfredo da Costa, a mesma que lhe atribuiu muito depois um prémio literário. O seu primeiro livro para crianças, Castelinhos no Ar, nasceu de uma colaboração com um programa de Rádio, nos anos 1980.”

Actualmente, tem perto de uma centena de livros publicados.

Sem comentários: