quinta-feira, 8 de março de 2012

Semana da Leitura "Quem escreveu o meu livro?" com Ana Oliveira

No âmbito das actividades da semana da leitura decorreu a sessão de "Quem escreveu o meu livro?" com Ana Oliveira com a apresentação da sua mais recente publicação “O santo guloso” ilustrado por Helena Veloso.
O santo guloso  conta-nos a história das fogaças e de Santa Maria da Feira e valoriza a importância do cumprimento das promessas. 
Era uma vez um castelo. Era uma vez uma família de condes com uma filha que odiava formigas. Era uma vez uma família de formigas que habitavam o castelo e que foram mortas às dúzias, para calar a menina que as odiava.
A história leva-nos até à época medieval com grandes surtos de peste que então provocavam a morte de muita gente.  Por isso a população resolveu fazer uma promessa a S. Sebastião, padroeiro da Feira.
À semelhança das fogaceiras, que anualmente oferecem as fogaças ao santo protetor, as formigas desta estória também assim o decidiram. Até um dia…

Para saberes o que lhes aconteceu, procura o livro na biblioteca.

No final da sessão a autora respondeu a muitas questões colocados pelos participantes (alunos das escolas dos Condes, Carquejido e Espadanal) e revelou também as histórias que tem ainda em fase de elaboração para futuras publicações.

Sem comentários: