terça-feira, 15 de dezembro de 2009


A Literatura Infanto-juvenil é, sem dúvida, o primeiro e principal caminho para desenvolver hábitos de leitura nas crianças. No entanto, associamo-la sobretudo a pequenas narrativas de aventura, ao conto, à poesia, aos álbuns ilustrados e raramente à Banda Desenhada. Os estudos sobre a matéria indicam que a Banda Desenhada só é utilizada nesse sentido de forma muito pontual, o que é pena, uma vez que, pela sua própria natureza, ela pode ser um excelente meio para que a criança adquira, desde cedo, hábitos de leitura. Consideramos que, graças à conjugação perfeita de textos e imagens, pode-se desenvolver competência leitora em duas áreas de expressão fundamentais: a linguagem e a expressão plástica.
Por partilharmos desta tese, convidámos na segunda-feira passada, Diogo Carvalho, autor de BD que se tem especializado nesta área, a partilhar connosco algumas das possibilidades didácticas da utilização da BD ao serviço da promoção da leitura.
Diogo Carvalho é um jovem autor de BD, entusiástico das áreas de multimédia, cinema, teatro, ilustração e artes plásticas. Tem trabalhos publicados em livros, fanzines e participa regularmente em vários projectos de BD.
Luísa Correia

Sem comentários: