sexta-feira, 18 de abril de 2008

Dia Mundial do Livro


Este ano, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor tem um significado especial uma vez que se insere também no Ano Europeu do Diálogo Intercultural. A rede de bibliotecas escolares de S. João da Madeira para assinalar simbolicamente esta data também sugere alguns Livros de muitas cores e de muitos significados... multiculturalidade, diferença, diversidade, parentalidade, emoções, afectos e muitas coisas mais...






"O menino de cor " (adaptado de um conto tradicional africano)
Ilustrador: Ale+Ale
Editora Livros Horizonte

Recriação, sob a forma de um álbum ilustrado de pequenas dimensões, de um conto tradicional africano, este livro alerta, com humor e de forma desmistificadora, para a questão do racismo e da intolerância perante a diferença. Estabelecendo várias comparações entre uma criança branca e uma criança negra, a narrativa permite concluir acerca da inutilidade de alguns preconceitos verbalizados sob a forma de expressões como “menino de cor”, valorizando ideias como a igualdade e a tolerância face ao outro. As ilustrações, com recurso a várias técnicas, exploram a questão da variação cromática ao mesmo tempo que sublinham a dimensão afectiva e até humorística do texto, propondo diferentes situações facilmente identificáveis e reconhecíveis.
"O Livro do Pedro"

Autora e ilustradora:Manuela Bacelar
Editora: Edições Afrontamento

Maria, que traz um filho dentro da barriga, conta à sua filha a história da sua infância. Uma história simples, de uma criança feliz.O que torna esta história especial é o facto de Maria ter dois pais: O Pedro e o Paulo. Este livro não pretende ser um panfleto. Pretende, ao invés, contribuir para que do imaginário infantil faça parte a diversidade dos modos de amar. E, nesse sentido, este é um livro pioneiro em Portugal. Pela primeira vez, a edição nacional de literatura para a infância contempla a diversidade das formas deparentalidade
Um livro "cheio de afectos e muito luminoso" nas palavras de
Dora Batalim.

"A carícia da borboleta"

Autor e Ilustrador: Christian Voltz
Editora Kalandraka


Combinando humor e sensibilidade, cria um álbum muito original que tematiza a questão da morte dos entes queridos, em particular a avó, sugerindo a ideia de que aqueles que morrem e nos são próximos permanecem sempre junto de nós. A forma expressiva como alia texto e imagem, elementos visíveis e outros invisíveis, apela a uma leitura e uma observação atentas de todas as páginas do livro. Além disso, a repetição, com ligeiras variações, de imagens, convoca o leitor a recuar na leitura feita, a observar com mais atenção e a ver para além das aparências. Destaque-se ainda a composição das imagens e a expressividade do título, cujo sentido só pode ser compreendido no final da leitura.


"A Viagem de Djuku"

Autores: Alain Corbel, Éric Lambé



Partindo de uma das questões mais relevantes da actualidade – a imigração e a integração de estrangeiros na sociedade portuguesa – este conto, com soberbas ilustrações de Éric Lambé, repletas de exotismo e recriando com expressividade o encontro de culturas de que o texto fala, apela a um olhar mais atento, e também mais solidário e tolerante, perante o outro, a sua cultura e a sua especificidade. A multiculturalidade ganha, pois, neste livro, uma particular atenção, talvez pelo facto de os seus autores serem estrangeiros. Identidade e alteridade são algumas das linhas de leitura de um texto particularmente poético que revela a faceta de escritor de um dos ilustradores que tem marcado o panorama editorial português dos últimos anos.
Estas e outras sugestões, podem ser vistas em:

Para mais informações sobre o Ano Europeu do Diálogo Intercultural podem visitar:

Sem comentários: