quarta-feira, 6 de julho de 2016

Encontro Interconcelhio de Bibliotecas Escolares "Ler a paisagem: outros olhares para as bibliotecas escolares"

«Ler a paisagem: outros olhares para as bibliotecas escolares» foi o tema do encontro interconcelhio de bibliotecas escolares, que decorreu em Arouca entre 4 e 5 de julho.

Foram dois dias de debate, formação e troca de experiências entre os responsáveis das bibliotecas escolares do Entre Douro e Vouga, estando a organização deste encontro a cargo da Rede de Bibliotecas Escolares, da Câmara Municipal de Arouca, da AGA – Associação Geoparque Arouca e do Centro de Formação AVCOA.

O primeiro dia do encontro, foi dedicado à realização de palestras/comunicações por vários convidados especialistas em diversas áreas, tais como Literatura, Arqueologia, Ilustração, Fotografia, Geologia, Educação, Património e Turismo, terminando com uma mesa redonda em que os Vereadores das autarquias dos municípios do EDV apresentaram o trabalho desenvolvido no âmbito das Bibliotecas Escolares. A representar a edilidade sanjoanense esteve a Vereadora da Educação, Dilma Nantes.

O segundo dia, foi de 
Saída de Campo, com o programa “Ler a Paisagem natural de Arouca: Serra da Freita” – Aspetos paisagísticos, geológicos, geomorfológicos, botânicos e faunísticos do território Arouca Geopark e  “ Ler a paisagem edificada da Vila de Arouca”- O Mosteiro de Arouca in situ: contextualização histórica, propriedades, domínios e influências.

Foram dois dias repletos de aprendizagem que muito irá enriquecer o conhecimento que se pretende transversal para as Bibliotecas Escolares.