segunda-feira, 31 de março de 2014

A Semana da Leitura encerra a 28 de março no Agrup. João da Silva Correia

A coordenadora de projetos da FAPAS surpreendeu as turmas, aquando da apresentação do seu livro "Os eco-heróis no Planeta Verde", com marionetas que interpretavam um excerto da obra.

Concurso "O melhor escritor" no Agrupamento João Silva Correia

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia

                                                       Concurso “O melhor escritor”
Ano letivo 2013-2014
 
Regulamento

 
1. Objetivo

O concurso “O melhor escritor” tem como objetivos incentivar o gosto pela escrita e ajudar a divulgar a qualidade do trabalho dos nossos alunos.

2. Participantes

Todos os alunos das escolas do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia podem participar de acordo com os seguintes escalões:

1º escalão - Alunos do 1º ciclo (3º ano)
2º escalão - Alunos do 2º ciclo
3º escalão - Alunos do 3º ciclo
4º escalão - Alunos do secundário

3. Tema

No caso dos alunos de 1º ciclo,1º escalão, o texto será elaborado mediante um tema proposto pelo júri.
Nos restantes escalões, os textos são de tema livre.

4. Requisitos obrigatórios na apresentação dos trabalhos

Os textos devem:
  • Ser inéditos.
  • Ser contos escritos em prosa.
  • Ter entre
×        25 a 35 linhas no 1º escalão
×        500 a 1000 palavras no 2º escalão
×        1000 a 1500 palavras no 3º escalão
×        1500 a 2000 palavras no 4º escalão.

  • Ser manuscritos em folha própria, no 1º escalão
  • Ser escritos em word com o tipo de letra Arial, tamanho 11, com espaço entre linhas de 1,5, em papel A4, nos 2º, 3º e 4º escalões.
  • Ser acompanhados de uma folha com a identificação do aluno, onde conste: nome, escola, ano, turma, telefone, direção e fotocópia do bilhete de identidade ou do cartão único
5. Datas
 
1º escalão - A atividade (única) ocorrerá no dia 30 de abril de 2014, em sala de aula/Biblioteca de cada estabelecimento de ensino, entre as 9.30 horas e as 10.30 horas, sob a aplicação de professores destacados para esse efeito, de acordo com a seguinte escala:

 

ESCOLA
PROFESSOR APLICADOR(A)
EB1 Conde Dias Garcia
Marlene Almeida
EB1 Carquejido
Jorge Silva
EB1 Casaldelo
Paulo Cantão
EB1 Fontainhas
Sofia Dinorá
EB1 Parrinho
Sílvia Augusto

Nos 2º, 3º e 4º escalões os textos devem ser entregues pelos seus autores até ao dia 28 de abril de 2014, na biblioteca da respetiva escola.

6. Pré-seleção

No caso do 1º escalão, cada professor aplicador faz uma pré-seleção dos três melhores textos da escola onde aplicou, e entrega-os na direção do Agrupamento até ao dia 5 de Maio.
Nos restantes ciclos, três professores de cada nível de ensino procederão a uma pré-seleção de 8 textos por escalão, a serem enviados ao júri.

7. Júri

Os textos são avaliados por um júri de sete elementos constituído pela diretora, por um professor representante do 1º ciclo, por um professor representante dos 2º/3º ciclos, por um professor bibliotecário e por dois representantes dos encarregados de educação (1º ciclo / 2º, 3º e secundário) indicados pelas Associações de Pais.

Da decisão do júri não há recurso.

8. Parâmetros de avaliação

O júri terá em conta os seguintes parâmetros de avaliação:
·        Extensão (número de linhas/palavras).
·        Progressão (texto coerente e organizado com recurso a vocabulário variado).
·        Estruturação (organização de parágrafos e pontuação adequada).
·        Articulação (respeito pelas coordenadas de enunciação - tempo, espaço, pessoa adotadas inicialmente e utilização de processos variados de articulação interfrásica).
·        Morfossintaxe (frases de estrutura e de tipo variados, respeitando as regras de concordância, seleção e flexão).
·        Ortografia.
·        Imaginação.

9. Publicação de resultados

Os resultados serão dados a conhecer, em cada escola, no último dia de aulas, através dos blogues das bibliotecas e da página do Agrupamento. Haverá ainda lugar à criação de um e-book e há divulgação através da imprensa escrita local.

10. Prémios

Em cada escalão haverá três prémios: 1º, 2º e 3º.
Os prémios atribuídos serão livros adequados ao nível etário dos participantes em cada escalão.

11. Outras informações

Todos os concorrentes terão um certificado de participação.
A entrega de prémios ocorrerá no início do ano letivo 2014-2015, em cerimónia própria.
 

Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, março de 2014
 
A diretora,


Leituras partilhadas via skype no Agrupamento João da Silva Correia

Terminou a apresentação das leituras partilhadas entre as escolas do nosso agrupamento. Hoje as turmas do 5º F e 5ºH leram dois textos da sua autoria para os alunos do 8ºB da escola sede. Estes fizeram a leitura dialogada do conto de Teófilo Braga "O Caldo de Pedra". Foram momentos enriquecedores que permitiram a troca de experiências entre alunos de ciclos diferentes.


quinta-feira, 27 de março de 2014

Semana da Leitura: a poesia em festa!

A escola Oliveira Júnior iniciou a Semana da Leitura a cantar os poetas portugueses..
Ser poeta, de Florbela Espanca ,  (Mariana Pádua, Maria Fountura ); Diário de bordo, de Jorge Sousa Braga; Pedra Filosofal, de António Gedeão, (Maria Francisca e Carolina); Mulheres,  de Sophia de Mello Breyner; Apontamento, de Álvaro de Campos (Mara e Joana); O sorriso,  de Eugénio de Andrade; Chuva, de Jorge Fernando Pelos Unknown; Calçada de Carriche, António  Gedeão; Verdes são os campos, de Camões  (Mariana Silva)
















quarta-feira, 26 de março de 2014

Dia Mundial da Poesia

No âmbito da Semana da Leitura e do dia da Poesia, que se comemorou na passada sexta feira, a Biblioteca sede do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, em parceria com elementos da Associação de Estudantes, levou a cabo a atividade "Sirva-se de um Poema".
Os docentes foram "alimentados" com a declamação de alguns poemas de Camões e Fernando Pessoa e puderam também servir-se de mais poesia com os poemas que foram distribuídos.



segunda-feira, 17 de março de 2014


Visita da escritora Isabel Alçada

A coautora da coleção Uma Aventura, Isabel Alçada, veio à biblioteca da EB23. As turmas que assistiram às sessões  prepararam-se para a acolher da melhor forma. A cerimónia teve lugar na biblioteca por ser um espaço para o qual a escritora deu o seu contributo, enquanto coordenadora do grupo de trabalho encarregado de conceber a rede de bibliotecas escolares.
Houve música, leitura expressiva de excertos, interpretações, num ambiente de boa disposição que os alunos vão guardar nas suas memórias.




quarta-feira, 12 de março de 2014

POESIA À MESA 2014 - Oficinas de poesia nas EB1's


No âmbito da Campanha Poesia à Mesa 2014, de 10 a 21 de março, estão a decorrer oficinas de poesia nas escolas do 1º ciclo de São João da Madeira, orientadas pelo ator Pedro Lamares. 
Desta atividade, vamos deixando os registos fotográficos:


E.B.1 Fontainhas

     


         

E.B.1 Carquejido

     


     

E. B.1 Conde Dias Garcia