domingo, 27 de fevereiro de 2011

Visita guiada à Biblioteca Oliveira Júnior

A Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior sofreu uma importante intervenção caracterizada pela construção de um edifício único, organizado em três e dois pisos, constituindo um conjunto articulado de funções e acessibilidades segundo uma nova unidade espacial. O edifício central foi demolido, por forma a libertar espaço para a ligação física entre os restantes blocos e procedeu-se ainda à demolição parcial e selectiva dos pavilhões remanescentes, procurando adaptar os seus espaços ao novo programa. Os espaços exteriores da escola também foram remodelados e as zonas verdes devidamente tratadas para torná-las mais confortáveis.
Neste processo, biblioteca da escola ganhou mais visibilidade no bloco central, numa localização privilegiada e acesso directo imediatamente à entrada, a meio do circuito mais frequentado pela comunidade: bar, reprografia, papelaria, serviços administrativos e direcção. Tem ainda uma entrada autónoma para o exterior da escola e acesso a um jardim interior, excelente para utilizar durante os dias quentes de primavera/verão.
Para além da qualidade das acessibilidades, ela aumentou a sua área, ganhou em conforto, insonorização e luz, adquiriu espaços importantes para a logística do trabalho de gestão e rentabilização dos recursos como um arquivo moderno, um gabinete de trabalho e uma sala de leitura polivalente. Todas as zonas funcionais estão apetrechadas com equipamentos informáticos e de apresentação adequados, permitindo o trabalho autónomo e de grupo , bem como sessões mais alargadas, nas mesmas instalações.
Deixamos aqui o link para a visita guiada que, esperamos, apreciem:
http://www.biblioteca.aeoj.org/index.php?option=com_content&view=article&id=94&Itemid=78

Luísa Correia

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Conversas e poesias com João Manuel Ribeiro


Aconteceu nas bibliotecas escolares conversas e poesias com o escritor João Manuel Ribeiro. A partir do convite da equipa da biblioteca, o escritor e os alunos do 3º e 4º ano do Agrupamento de Escolas de São João da Madeira encheram as bibliotecas com boa disposição, transformando-a num”A casa Grande”.

O escritor apresentou a sua bibliografia de forma original e solicitou a participação dos alunos que durante os encontros se mantiveram motivados até ao último segundo. Durante hora e meia, foram declamadas poesias em conjunto com os alunos, cantarolaram “encrava-línguas” e “Cantilenas loucas, orelhas roucas”.

A equipa das bibliotecas escolares com bastante saudade deixa um agradecimento especial ao escritor pelo trabalho realizado e simpatia demonstrada em todos os encontros.

Para João Manuel Ribeiro até breve e um grande “Atchim”

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Parada dos Sapatos


“A Shoe Parade - Parada dos Sapatos no Centro Comercial 8ª Avenida, fez-me viajar para outro tempo. De repente, vi o meu pai a usar os moldes e as peles. Vi a faca muito afiada, as linhas enceradas […] as formas de madeira, o avental, a cadeira, as sovelas, o martelo,…” É assim que António Mota recorda a sua infância, no prefácio deste livro, que nasceu para presentear os vencedores do concurso Shoe Parade, numa edição do Centro Comercial 8ª Avenida.
A Parada dos Sapatos é uma óptima sugestão para leitura em família, dado que o contexto da pequena oficina de calçado, retratado no conto inicial, muito terá em comum com as famílias dos jovens leitores sãojoanenses, que irão recordar uma arte que se perdeu com o desenvolvimento da Indústria do Calçado.
O livro contém três belos contos, ligados pela temática do sapato, de António Mota, José Jorge Letria e Margarida Fonseca Santos, ilustrados por Carla Nazareth, Miguel Gabriel e Patrícia Alves, e produzido por Nósnalinha.
Procure-o nas bibliotecas da cidade.

Vencedores do Shoe Parade

O Centro Comercial 8ª Avenida, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares de S. João da Madeira, levou a cabo a iniciativa Shoe Parade / Parada do Sapato mobilizando cerca de 150 turmas de toda a cidade, do ensino pré-escolar ao secundário, tendo culminado com uma gala de entrega dos prémios, no passado sábado.

O concurso visava a decoração livre de um sapato de faiança, pelas turmas pré-inscritas na Biblioteca Escolar, que apoiados por professores de diferentes disciplinas, deram largas à imaginação e criatividade, tendo resultado no magnífico trabalho exposto neste Centro Comercial .

As turmas vencedoras são: Sala 3 do JI doParque, 3º ano da escola Conde Dias Garcia, 7º C da EB2,3 de S. João da Madeira e 11º D da Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior.

A selecção dos trabalhos coube ao júri constituído pelo estilista Miguel Vieira – o embaixador do concurso –, pintor José Emídio e drª. Teresa Azevedo – em representação da Rede de Bibliotecas Escolares da cidade – e por elementos do Centro Comercial 8ª Avenida. Em todos os trabalhos, foi notória a grande capacidade criativa dos alunos sãojoanenses, do pré-escolar ao 12º ano.

Os alunos vencedores, os professores envolvidos, bem como as Bibliotecas Escolare, receberam o livro Parada do Sapato, com contos de António Mota, José Jorge Letria e Margarida Fonseca Santos, especialmente editado ara o efeito, pelo Centro Comercial 8ª Avenida. Todos os participantes receberam um certificado de participação.